terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Estruturalismos

Reflexões preliminares sobre o Estruturalismo em Linguística

Estruturalismo de base europeia: LÍNGUA

Estruturalismo de base americana: FALA

O Estruturalismo Europeu

 A sua maior referência é Saussure. O estruturalismo europeu possui dois princípios primordiais: estrutura e autonomia.
A estrutura afirma que os elementos de uma língua só podem ser propriamente caracterizados a partir da organização global que integram, ou seja, as unidades não são independentes do sistema.
A autonomia afirma que a organização de uma língua se dá internamente, isto é, é um dado original, não podendo ser obtida a partir de outra ordem de fatores externos. Trata-se de um método dedutivo, hipotético.








O Estruturalismo Americano


 Diferentemente do Europeu, o americano descende das línguas ágrafas dos índios norte-americanos. O Saussureanismo frequenta línguas da Antiguidade.
A maior referência do Estruturalismo Americano é Leonard Bloomfield (professor de Chomsky), o qual dizia que o estudo da língua se dava por meio do estudo da fala das pessoas.
Há dois principios em que se baseia o estruturalismo bloomfieldiano. O primeiro é do indivíduo, que destacava a importância do corpus na possibilidade de estudar-se a língua, e o segundo o princípio das substâncias, reforçando que os fenômenos devem ser materialmente analisáveis para serem levados em conta. Trata-se, assim, do método indutivo: procedimentos de descoberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale você também sobre Linguística...